sexta-feira, 25 de abril de 2014

CAQUI: BENEFÍCIOS À SAÚDE

            NESTA SEXTA-FEIRA (25/04/14), NO CULTO À BANDEIRA E DURANTE O INTERVALO, A PROFESSORA COORDENADORA VILMA, CONVERSOU COM OS ALUNOS SOBRE A FRUTA (CAQUI) SERVIDA NA MERENDA DO DIA.
  OS ALUNOS TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONHECER OS BENEFÍCIOS QUE ESTA FRUTA TRAZ À SAÚDE, CONFORME AS INFORMAÇÕES ABAIXO: 

Caqui benefícios à saúde
 
 
ORIGINÁRIO DA CHINA E DO JAPÃO, O CAQUI SE DEU MUITO BEM NO BRASIL DEVIDO AO CLIMA TROPICAL. CULTIVADA EM PRATICAMENTE TODO O PAÍS, A FRUTA É EXCELENTE FONTE DE VITAMINAS E e C - QUE AUXILIAM NA DEFESA E MANUTENÇÃO DO ORGANISMO - E SAIS MINERAIS COMO FERRO, FÓSFORO E CÁLCIO.
É RICA TAMBÉM EM OUTRO COMPONENTE FUNDAMENTAL PARA MANTER A SAÚDE: O BETACAROTENO, QUE ATUA COMO ANTIOXIDANTE E COMBATE A FORMAÇÃO DE RADICAIS LIVRES.
ELE É ESSENCIAL PARA A VISÃO, UNHAS E CABELOS E AUXILIA O DESENVOLVIMENTO ÓSSEO. ALÉM DISSO, RETARDA O ENVELHECIMENTO PRECOCE DO ORGANISMO. E O CAQUI É FONTE AINDA DE LICOPENO, UM FITOQUÍMICO COM IMPORTANTE ATUAÇÃO NA DEFESA DO ORGANISMO.
E TEM MAIS: A FRUTA CAQUI CONTRIBUI PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO INTESTINO, POR CONTER FIBRAS, E ATUA COMO CALMANTE, DEVIDO À ALTA CONCENTRAÇÃO DE AÇÚCAR E FRUTOSE.
SUA COLHEITA COMEÇA NO FINAL DE JANEIRO E VAI ATÉ AGOSTO, COM O PICO DA SAFRA ENTRE OS MESES DE MARÇO E MAIO, QUANDO SUA OFERTA AUMENTA NAS FEIRAS E SUPERMERCADOS. Informações extraidas do site: http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/caqui-beneficios-a-saude.aspx








ALUNOS REALIZAM TRABALHOS SOBRE O DIA DO ÍNDIO

     OS ALUNOS DO 5º ANO A, DA PROFª. VIVIANE, FIZERAM UMA EXPOSIÇÃO DE SEUS TRABALHOS SOBRE O DIA DO ÍNDIO, COMEMORADO EM 19 DE ABRIL.



 



DIA 18 DE ABRIL É LEMBRADO COMO DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Data foi criada em 2002 em homenagem a Monteiro Lobato, um dos principais autores da Literatura Infanto-juvenil Brasileira
Nascido na cidade de Taubaté, em São Paulo (SP), José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX, importante editor de livros inéditos e autor de relevantes traduções. Após sua morte, em julho de 1948, suas obras foram eternizadas na literatura brasileira e são, ainda hoje, leitura obrigatória na educação básica brasileira.  
Mais da metade dos livros de Monteiro Lobato tinham como alvo o público infanto-juvenil, com a intenção de ajudar na formação intelectual e moral da juventude brasileira. Entre os mais populares estão: "A Menina do Nariz Arrebitado"; "O Saci"; "Fábulas do Marquês de Rabicó"; "Aventuras do Príncipe"; "Noivado de Narizinho"; "O Pó de Pirlimpimpim"; "Reinações de Narizinho"; "As Caçadas de Pedrinho"; "Emília no País da Gramática"; "Memórias da Emília"; "O Poço do Visconde" e "O Pica-Pau Amarelo", que foi transformado em obra televisiva nos anos 80 e sendo regravado no final dos anos 90.

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, e no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
                                                                por Portal Brasil publicado: 18/04/2014 

 Os alunos do 2º ano A, da Profª. Natalina, fizeram uma apresentação sobre a boneca de pano Emília,  do Sítio do Pica-Pau Amarelo, no Culto à Bandeira.







segunda-feira, 14 de abril de 2014

CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS

   EDUCADORES DA EMEF "PROFª LÁZARA AUGUSTA CARDIA SABATINI", SE INSCREVERAM E FORAM SELECIONADOS PARA O CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS, COM INÍCIO EM 07 DE ABRIL.
  ESTA FORMAÇÃO SERÁ REALIZADA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA, COM CARGA HORÁRIA DE 180 HORAS, PELA UNIVERSIDADE DE BRASILIA EM PARCERIA COM O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E A SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS (SENAD).
  A EQUIPE GESTORA APOIA A PARTICIPAÇÃO DOS EDUCADORES, FORTALECENDO A PROMOÇÃO DA SAÚDE E A PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS NO CONTEXTO ESCOLAR.

Para maiores informações, acesse: http://educadores.senad.gov.br

terça-feira, 8 de abril de 2014

AULAS DE LEITURA

       SEMANALMENTE, NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA (AULA DE LEITURA), OS ALUNOS DO 1º AO 5º ANO, TEM A OPORTUNIDADE DE VISITAR A BIBLIOTECA DA ESCOLA E REALIZAR EMPRÉSTIMO DE LIVRO, O QUAL É LEVADO PARA CASA PARA A LEITURA JUNTO AOS FAMILIARES. 
        SÃO DISPONIBILIZADOS LIVROS DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS, DE LIVRE ESCOLHA, LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO AS HABILIDADES DE LEITURA.
        ESTA AÇÃO CONTEMPLA O PROJETO DA ESCOLA E, MENSALMENTE, A TURMA QUE PARTICIPAR ATIVAMENTE DESTE PROCESSO É PREMIADA.
        NO MÊS DE MARÇO, A TURMA DO 3º ANO A, DA PROFESSORA VIVIANE E A TURMA DO 3º ANO B, DA PROFESSORA GISLAINE FORAM CONTEMPLADAS, RECEBENDO UM MARCADOR DE PÁGINAS.
        NO MOMENTO DA PREMIAÇÃO, A PROFESSORA COORDENADORA VILMA  PROMOVEU "A HORA DO CONTO", COM A HISTÓRIA  " O REI DA FOME".
         A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DE CERQUILHO INCENTIVA ESTE TRABALHO COM O PROJETO "BAÚ DA LEITURA", ENVIANDO ÀS UNIDADES ESCOLARES, DE ACORDO COM UM CRONOGRAMA, BAÚS DE LIVROS.
        NOS MESES DE MARÇO E ABRIL A ESCOLA LÁZARA CONTA COM MAIS ESTE INSTRUMENTO ESTIMULADOR DA LEITURA POR PRAZER.